Por que na nuvem? As vantagens do “cloud computing software”

Cada vez mais cresce o número de grandes empresas internacionais que optam por manter suas aplicações na nuvem. Na verdade, espera-se que, em menos de uma década, 80% dos sistemas corporativos estejam hospedados em um ambiente de nuvem. Uma tendência em ascensão que vem derrubado mitos como, por exemplo, que o cloud computing software não oferece segurança suficiente para o armazenamento das informações em servidores da própria empresa.

 

As gráficas também estão apostando em sistemas na nuvem que ofereçam confiabilidade e facilidade de gerenciamento, além da consulta a partir de qualquer dispositivo em nuvem. No entanto, ainda são muitos os fornecedores que não tiram proveito das enormes possibilidades que a cloud computing oferece. Como afirmam Slava Apel e Joseph W. Webb, autores do livro Cloud Production: A New Path to Profitability, no campo das Artes Gráficas, as empresas não estão tirando vantagem de todos os benefícios dos sistemas em nuvem que, se bem empregados, podem gerar um fluxo de trabalho eficiente e produtivo.

 

Mas o que está por trás desta tendência que defende o fim do protagonismo dos servidores em troca de ganho de flexibilidade? O que leva a grandes empresas do setor gráfico a confiar nela? Estudamos cuidadosamente todas as suas vantagens.

 

Em primeiro lugar, os aplicativos na nuvem geram benefícios para o próprio empresário ao melhorar significativamente a gestão de suas operações de impressão. Além disso, também têm um efeito positivo sobre o valor de mercado e uma consequência direta na obtenção de oportunidades para flexibilizar o fluxo de trabalho e obter aumento da produtividade. Tudo isso com custos mínimos, já que não há nenhuma necessidade de investir em servidores, nem de preocupar-se com com a sua manutenção ou atualizações.

 

 

Outra das grandes vantagens oferecidas por essas aplicações em modelo de assinatura, é sua integração com outras ferramentas frequentemente utilizadas em processos de impressão, para que elas trabalhem juntas, resultando em um fluxo de trabalho automatizado.

 

Além disso tudo, o cloud computing software também permite que todos os funcionários de uma empresa (representantes de vendas, operadores de pré-impressão e equipe de produção) consultem a gestão e o status de suas ordens a partir de qualquer dispositivo. Para o cliente, inclusive, isso é uma grande vantagem porque permite que pedidos sejam realizados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Acesso fácil, confiável e seguro, é outro entre os muitos recursos oferecidos pelos sistemas em nuvem, bem como sua velocidade e flexibilidade, pois eles não exigem qualquer infra-estrutura para estarem em pleno funcionamento.

 

Lucia Blanco